AIRSOFT RIO DE JANEIRO
O Airsoft Rio de Janeiro é um esporte de ação que simula situações de combate. Para isso utiliza armas de pressão que disparam bolinhas de plástico (bbs) de 6 mm de diâmetro. As bbs são rígidas e sem tinta, por isso a honra dos jogadores é fundamental para o desenvolvimento do esporte, já que ele deverá acusar que foi atingido e sair do jogo. No Brasil o airsoft é regulamentado pelo Exército Brasileiro e a ponta laranja é exigida em todos os equipamentos.
As armas são réplicas externas de armas de fogo reais, porém, seu mecanismo interno em nada se assemelha com as mesmas, sendo impossível qualquer conversão das armas de airsoft para o uso com munição real.
Conheça equipamentos de Airsoft no Rio de Janeiro
Mas aí me perguntam: se não tem tinta e não marca, como é que sabemos quando acertamos a pessoa do outro time?
Simples. O airsoft é um jogo cujo pilar principal é a HONRA dos jogadores. Assim, quando um jogador for atingido, imediatamente ele acusa o acerto e sai do jogo. A honestidade dos jogadores é então, fundamental para o desenrolar do esporte e sua popularização pelo mundo. Sem ela, o airsoft não sobrevive.
Se você deseja ser o Rambo, o imortal, o invencível, o melhor de todos, se você já parte deste princípio, mantenha se longe do airsoft. Não entre para este esporte, pois logo este tipo de jogador é deixado de lado nos eventos, e pode, muitas vezes, ser expulso de um time ou organização.
O Airsoft
Como a intenção básica do esporte é simular situações de combate, busca-se o realismo em todos os aspectos. Assim, os equipamentos e as vestimentas utilizadas são bem parecidos com os reais.
Os jogos são compostos por duas ou mais equipes, vencendo a equipe que conseguir cumprir seu objetivo primeiro, existindo uma infinidade de objetivos.
Surgiu no Japão na década de 70, sendo hoje um esporte muito popular em todo o mundo. No Japão, é quase um esporte “nacional”. Nos Estados Unidos, por exemplo, todo ano ocorre o evento “Operação Irene”, no qual uma base de treinamento do exército é utilizada para a realização de um evento que dura um fim de semana inteiro. Em outros países, eventos como o “Berget” europeu reúne milhares de entusiastas, entre muitos outros.
Os praticantes desse esporte são pessoas comuns que nutrem uma profunda admiração pelas forças policias e militares mundo afora. São médicos, engenheiros, professores, militares, estudantes, pedreiros, vendedores, etc.
Não há nenhuma vinculação política, paramilitar, separatista, revolucionária ou criminosa. São pessoas comum que através do esporte se divertem, baseados na honra, segurança e respeito às leis.
Conheça mais da história do Airsoft clicando aqui.
Armamento
As armas de airsoft são enquadradas como ARMAS DE PRESSÃO, de acordo com os decretos e portarias do Exército Brasileiro
(R-105 e Portaria Nº 02 COLOG, de 26 fevereiro de 2010). Basicamente há três tipos de armas: elétricas, a gás e à mola.
As elétricas são as mais comuns, indicadas para aqueles que desejam ingressar no esporte. São conhecidas como:
AEG – Automatic Eletric Gun, ou “Arma Elétrica Automática”.
São armas que utilizam uma bateria, um motor e um sistema de engrenagens e pistão para comprimir uma mola e expelir o projétil. O diagrama abaixo exemplifica o funcionamento interno destas armas:
O segundo tipo são as armas que utilizam gás. Em sua maioria pistolas com um sistema que imita o recuo das armas de fogo, as chamadas GBB – gás blowback.
Munição
São esféricas, feitas de plástico ou algum composto biodegradável, e com diâmetro de 6 mm. Possuem diversas gramaturas, sendo as mais comuns de 0.2g e 0.25g para aegs, gbbs, e demais armas; e 0.3g para snipers.
Confira as BBs que temos em estoque para você começar a jogar Airsoft no Rio de Janeiro!
Airsoft x Paintball
Os leigos confundem o airsoft com paintball. Mas, existem muitas diferenças entre eles. Podemos destacar:
• Preço da munição é mais barato no airsoft.
• No airsoft utilizam-se armas de pressão, estas “réplicas” externas de armas de fogo reais e com isto temos mais realismo nos jogos.
• Os tiros não machucam tanto quanto o paintball, pois os projéteis não precisam estourar.
• A roupa e os equipamentos não ficam manchados de tinta.
• Busca-se a realidade, tanto nas armas, como vestimentas e no comportamento tático dos jogadores.
• A HONRA é a base do esporte.
Ponta laranja
No Brasil o Airsoft é regulamentado pela portaria 002-Colog de 26/02/2010. Uma das exigências desta portaria é que todas as armas de airsoft tenham uma marcação em sua extremidade na cor laranja ou vermelho vivo. Essa é uma obrigação legal e a HAWK AIRSOFT só vende produtos que atendam essas condições. Obedeça a lei e ajude a praticar o airsoft de forma legal.
Segurança
Um dos fatores importantes, é a segurança. Porém, a periculosidade do esporte é muito menor do que a maioria dos esportes que são praticados. O único perigo real é uma bb acertar os olhos de alguém, podendo levar a pessoa perder a visão. Assim, proteção ocular é OBRIGATÓRIA. Os tiros em si não doem tanto assim, mas com os olhos não se pode brincar. No jogo de airsoft você deverá utilizar óculos ou máscara que resistam o impacto de um projétil. Os óculos de proteção não devem ser afetados por um tiro de bb a pelo menos 30 cm. Não pense que um simples “óculos de segurança”, “óculos de laboratórios”, “óculos de marca”, “óculos de ski” ou mesmo os “óculos militares do tipo sol, vento e poeira (sun, sind, and dust)” irão servir. NEGATIVO! Esses itens correm o risco de não resistirem ao impacto de forma suficiente e a maioria não “sela” totalmente seu rosto, não protegendo todo o seu globo ocular.
Escolha óculos que realmente “vedem” seus olhos. Você deve comprar óculos tático que excedam o padrão de resistência ao impacto ANSI Z87.1 1989. Máscaras de paintball também podem ser utilizadas como proteção. .
Eles também devem se prender por toda a cabeça, através de alguma cinta, para evitar o risco de cair durante uma partida. A armação tem que ser forte o suficiente para manter a lente no lugar durante o jogo.